sábado, 19 de junho de 2010

Escola Ambiental

Visto como um processo reativo e que lança luz sobre as exigências do ambiente, analisa as respostas esperadas pelas empresas frente às condições ambientais.
A máxima desta escola é: "Quanto mais estável o ambiente externo, mais formalizada a estrutura interna".
Exemplos de pontos fortes da Unilever:
  1. Considera aspectos socioambientais de curto, médio e longo prazos em suas principais decisões. 
  2. Adota estratégias para a redução do consumo de água e energia e das emissões de poluentes. 
  3. Promove a diversidade. Mais de 30% dos cargos de gerência e diretoria são ocupados por mulheres. 
Exemplos de pontos fracos da Unilever: 
  1. Não tem programa voluntário de neutralização das emissões de carbono relativas a processos não-produtivos, como o transporte. 
  2. Não possui um conselho fiscal em funcionamento. 
  3. Não publica a Demonstração de Valor Adicionado (DVA) - informe contábil que mostra a riqueza gerada pela companhia e sua distribuição na forma de salários, tributos, despesas financeiras, lucros e dividendos.


Um comentário:

  1. Anderson de Farias Martins23 de junho de 2010 às 23:01

    Escola ambiental que coloca a estratégia como Na minha opinião a escola ambiental é processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida. O ambiente determinaria as estratégias em função de seu grau de estabilidade ou instabilidade, além de estabelecer as pressões institucionais de cunho político e ideológico sofridas pela empresa. Estratégia como um processo reativo.

    ResponderExcluir