sábado, 19 de junho de 2010

Escola de Planejamento

Esta escola tem como objetivo de formação de estratégia  um processo  bem formal dividido em etapas que são apresentadas na forma de listas de verificação. Tendo como ponto fraco é claro além de fornecer uma direção clara e dar estabilidade a organização ela mina a Flexibilidade. 

No Planejamento é preciso gerar valor compartilhado, entendermos de fato que é fundamental alinharmos nossas estratégias com a visão do publico alvo de relacionamento.

Exemplos de pontos fortes da Empresa Natura
  1. Todas as áreas possuem metas socioambientais e há uma diretoria dedicada ao tema sustentabilidade.
  2.  Utiliza a biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica por meio da exploração sustentável de matériasprimas naturais. 
  3. Faz análise do ciclo de vida das embalagens de todos os produtos. 
Exemplos de pontos fracos da Empresa Natura:
  1.  Não controla e não tem política de compensação de horas extras dos funcionários.
  2.  Não possui processos formais de promoção da diversidade.
  3.  Ainda não possui certificação ISO

Um comentário:

  1. Anderson de Farias Martins22 de junho de 2010 às 22:36

    Na minha opinião reflete a maior parte das idéias da escola de design, acrescentando a concepção de que o processo estratégico não é apenas cerebral, mas também formal. A formalidade significa que o processo estratégico pode ser decomposto em passos distintos, delineados por listas de verificações e sustentado por técnicas como orçamentação, programas e planos operacionais. A estratégia e sua formação nessa escola são definidas como um processo formal. Nessa escola está incluída a técnica de planejamento estratégico.

    ResponderExcluir