sábado, 19 de junho de 2010

Escola de Configuração

A escola de configuração entende estratégia como um processo de tranformação. Nessa linha de estudo as organizações são percebidas como configurações,  ou seja, agrupamentos de características e comportamentos a fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia. As demais, cada uma das configurações descritas por esta escola suportaria um modo diferente de estratégia a ser seguida, portanto o entendimento da configuração organizacional seria o ponto de partida para formulação da estratégia corporativa. E melhor: Escola de configuração é a formação de estratégias como um processo de transformação de ruptura sem destruir a organização.

Exemplos de ponto forte Convicom
  1. Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para auto-financiamento obtido de poupança compulsória feita família.
  2. Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado.
  3. organização internal leal e dedicada.
Exemplo de ponto fraco
  1. Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado.
  2. Falta de planejamento para médio e longo prazos.
  3. Falta de preparação/formação profissional para os herdeiros.

fonte: http://www.comtexto.com.br

3 comentários:

  1. Sou aluna de adm, gostei do conteudo abordado sobre as escolas e exmplos aplicados muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Michele. No blog disponibilizamos conteúdos referente as 10 escolas no intuíto de ajudar auxíliar os alunos, leitores até mesmo profissionais d área de ADM. É claro que tem muito mais informações que possam esclarecer a quem tem dúvidas e quem está seguindo sua carreira profissão na area de administração. Mas enfim, agradecemos a sua visita e ao seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Anderson de Farias Martins23 de junho de 2010 às 22:59

    Na minha opinião entende-se nessa linha de estudo, as organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração para outra , sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia. Ademais, cada uma das configurações descritas por esta escola suportaria um modo diferente de estratégia a ser seguida, portanto o entendimento de sua configuração organizacional seria o ponto de partida para a formulação da estratégia corporativa.

    ResponderExcluir