sábado, 19 de junho de 2010

Escola de Configuração

A escola de configuração entende estratégia como um processo de tranformação. Nessa linha de estudo as organizações são percebidas como configurações,  ou seja, agrupamentos de características e comportamentos a fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia. As demais, cada uma das configurações descritas por esta escola suportaria um modo diferente de estratégia a ser seguida, portanto o entendimento da configuração organizacional seria o ponto de partida para formulação da estratégia corporativa. E melhor: Escola de configuração é a formação de estratégias como um processo de transformação de ruptura sem destruir a organização.

Exemplos de ponto forte Convicom
  1. Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para auto-financiamento obtido de poupança compulsória feita família.
  2. Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado.
  3. organização internal leal e dedicada.
Exemplo de ponto fraco
  1. Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado.
  2. Falta de planejamento para médio e longo prazos.
  3. Falta de preparação/formação profissional para os herdeiros.

fonte: http://www.comtexto.com.br

Escola Ambiental

Visto como um processo reativo e que lança luz sobre as exigências do ambiente, analisa as respostas esperadas pelas empresas frente às condições ambientais.
A máxima desta escola é: "Quanto mais estável o ambiente externo, mais formalizada a estrutura interna".
Exemplos de pontos fortes da Unilever:
  1. Considera aspectos socioambientais de curto, médio e longo prazos em suas principais decisões. 
  2. Adota estratégias para a redução do consumo de água e energia e das emissões de poluentes. 
  3. Promove a diversidade. Mais de 30% dos cargos de gerência e diretoria são ocupados por mulheres. 
Exemplos de pontos fracos da Unilever: 
  1. Não tem programa voluntário de neutralização das emissões de carbono relativas a processos não-produtivos, como o transporte. 
  2. Não possui um conselho fiscal em funcionamento. 
  3. Não publica a Demonstração de Valor Adicionado (DVA) - informe contábil que mostra a riqueza gerada pela companhia e sua distribuição na forma de salários, tributos, despesas financeiras, lucros e dividendos.


Escola Cultural

É um processo social. É a contraposição da escola do poder onde há o interesse individual e é fragmentador, na escola cultural o interesse é comum e o sistema é integrador. São encontrados diversos barreiras, pois o interesse cultural quase sempre impedem as mudanças.  Sendo a formação da estratégia como um processo onde se é coletivo e baseado nas crenças e interpretações comuns a todos os membros da organização que tem como ponto fraco basear-se apenas no presente, desconsiderando as mudanças que estão por vir.

 Exemplos de pontos fortes do Wal Mart do Brasil: 
  1. Mercado promissor com grande capacidade de consumo e com grande campo para crescimento. 
Exemplos de pontos fracos do Wal Mart do Brasil: 
  1. Pecou no Layout da loja acreditando que o brasileiro iria se adaptar ao modelo americano.

Escola de Poder

É a visão no qual a determinação da estratégia só se obtém pelo uso do poder, às vezes poder da política interna(micro) ou através de busca do poder obtido em parcerias, alianças, join-ventures, fusões, aquisições ou outras relações onde se consegue negociações coletivas para seu próprio interesse(macro). Enfim é um processo de negociação.

Exemplos de pontos fortes da empresa Agencia Abreu:
  1. Primeira empresa a ter site no setor de agências de viagens.
  2. Preços promocionais e segmentados.
  3. Reconhecimento da Marca e qualidade a nível Internacional. 
  4. Disponibilização de catálogos online. 
Exemplos de pontos fracos da empresa Agencia Abreu: 
  1. Os pacotes têm uma data fixa para serem consumidos.
  2. Não tem promoções nos pacotes e para as vendas online.
  3. As reservas online não são possíveis para todos os pacotes oferecidos.
www.dmcportugal.abreu.pt
www3.uma.pt/fcf/IMG/pdf/Abreu.pdf

Escola de Aprendizado

A formação estratégica desenvolvida pela aprendizagem define que estratégia pode ser encontrada e produzida por toda a organização, as organizações aprendem com o fracasso tanto quanto com o sucesso, ou mais. Uma organização que aprende buscar ativamente transferir internamente
conhecimento despendem energia olhando para fora de seus limites em busca do conhecimento.

Algumas premissas:
  • Estratégia assume forma de um processo de aprendizado ;
  • Formulação e implementação tornam-se indistinguíveis;
  • Líder não concebe estratégias deliberadas, gerencia o processo de aprendizado;
  • Estratégia : padrões do passado --> planos para o futuro --> perspectivas para guiar o comportamento geral da organização.
Exemplos de pontos fortes da empresa CINTED-UFRGS:
  1. Estimula o estudo da teroria da administração.
  2. Treina o processo decisório. 
  3. Controla o desenvolvimento dos participantes.
Exemplos de pontos fracos da empresa CINTED-UFRGS:
  1. Disponibilidade de Tempo.
  2. Problemas organizatórios.
  3. Condução por professores despreparados. 

Escola Cognitiva

A escola cognitiva enfatiza em diversos estudos e tendências na tomada de decisões organizacionais, objetivando compreender e analisar o pensamento do estrategista que da a origem as estratégias. Tende como prosposta do presente trabalho discutir a importância e a evolução das diversas concepções dos estilos cognitivos no processo decisório  e da estratégia organizacional. Definido como processo mental ou seja é o processo de mapeamento da estrutura do conhecimento.

Exemplos de pontos fortes da  Fazenda Monte Verde:
  1.  Coleta lixo zona rura.
  2. Tratamento de esgoto.
  3. Estradas,Banco, Suporte de São José dos Campos.
  4. Transporte coletivo escolar e Atendimento médico.
Exemplos de pontos fracos da  Fazenda Monte Verde: 
  1. Reforço Policia Militar e Civil.
  2. Sistema de comunicação celular.
  3. Parcelamento clandestino do solo.
  4. Dificuldade do juizado de menores trabalhar com a Polícia Militar.


 
http://www.saofranciscoxavier.org.br/historia.htm

Escola Empreendedora

 Baseado na visão e na mente do líder deliberada na visão global e emergente e na  maneira pela qual os detalhes se desdobram como estruturas simples e sensível as diretivas do líder. Tende assumir forma de nicho, protegidos contra as forças de concorrência direta.


Exemplo de ponto fraco do Banco do Brasil: 
  1. A aceitação do publico, pois diga se passagem que existem muitos brasileiros nos EUA.
Exemplo de  ponto fraco do Banco do  Brasil:
  1. Entra em um mercado se conhecer a cultura norte americana.
Observação: Brasil recebeu autorização do FED, Banco central norte-americano, para atuar como instituição financeira plena nos Estados Unidos nas mesmas condições inerentes aos bancos locais norte-americanos.

Escola de Posicionamento

É voltado para processos estratégicos analítico para lidar com posições de mercado no geral e de forma reconhecível. Seu ponto fraco está no seu pragmatismo em concentrar-se em fatores puramente econômicos e quantificáveis, desconsiderando outros fatores. 

Exemplos de pontos fortes do Itau-Unibanco:
  1. Aumentou o volume de clientes e consolidou a marca ainda mais.
Exemplos de pontos fracos do Itau-Unibanco:
  1.  Demora na fusão dos bancos causando alguns transtornos aos clientes e arriscando a imagem do Itaú se unindo à um banco no qual não tenha a mesma imagem.

Escola de Planejamento

Esta escola tem como objetivo de formação de estratégia  um processo  bem formal dividido em etapas que são apresentadas na forma de listas de verificação. Tendo como ponto fraco é claro além de fornecer uma direção clara e dar estabilidade a organização ela mina a Flexibilidade. 

No Planejamento é preciso gerar valor compartilhado, entendermos de fato que é fundamental alinharmos nossas estratégias com a visão do publico alvo de relacionamento.

Exemplos de pontos fortes da Empresa Natura
  1. Todas as áreas possuem metas socioambientais e há uma diretoria dedicada ao tema sustentabilidade.
  2.  Utiliza a biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica por meio da exploração sustentável de matériasprimas naturais. 
  3. Faz análise do ciclo de vida das embalagens de todos os produtos. 
Exemplos de pontos fracos da Empresa Natura:
  1.  Não controla e não tem política de compensação de horas extras dos funcionários.
  2.  Não possui processos formais de promoção da diversidade.
  3.  Ainda não possui certificação ISO